O Ministério da Saúde emitiu um alerta para o aumento de casos de dengue e chikungunya em todo o Brasil neste ano de 2023, após o registro de mortes por dengue em 2022.
A pasta demonstra preocupação com a possibilidade de confirmar uma epidemia em alguns Estados do país já nas próximas semanas, visto que a dengue avançou 53% e chikungunya 98% de janeiro a março deste ano, em comparação com os mesmos meses em 2022.
Foram contabilizados 404 mil casos de dengue e 117 mortes; 54 mil casos de chikungunya e 6 mortes; e 1.625 casos de Zika, mas sem mortes.
O infectologista Paulo Olzon, da Universidade Federal de São Paulo, destaca a importância de ações preventivas contra a antecipação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. Ele explica que a quantidade de chuva tem sido muito grande desde o ano passado, especialmente nos meses de março e fevereiro, o que pode explicar o aumento de casos. É importante lembrar que o mosquito também é transmissor da zika, chikungunya e febre amarela.
PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO (NOTÍCIAS, VAGA DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA) – CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK – INSTAGRAM – YOUTUBE
DEIXE O SEU COMENTÁRIO