O Programa Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso (TJMT) realizou uma atividade de educação ambiental com uma turma de alunos do Instituto Desportivo da Criança que aprenderam mais sobre a importância das árvores, além de realizar o plantio 20 novas mudas no jardim do estacionamento do Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá.
Os pequenos assistiram uma palestra, ministrada pelo coordenador do Programa Verde Novo, Sergio Savioli Resende, que explicou sobre o trabalho do Juizado Volante Ambiental (Juvam), leis ambientais, a importância da arborização urbana, técnicas de plantio de árvores e demais informações de cuidados com a natureza.
Depois de aprender mais sobre teoria ambiental, os alunos foram para o jardim, colocaram as mãos na terra e realizaram o plantio de mudas de árvores das espécies nativas e frutíferas. O Carlos Eduardo da Silva, 9 anos, que participou da ação, afirmou que o processo “foi muito legal, aprendi a plantar, agora posso fazer isso minha casa”.
A professora do Instituto Desportivo da Criança, que acompanhou os alunos na atividade ambiental, disse ser uma satisfação preparar essas crianças para o futuro, que “aprenderam sobre o plantio, os cuidados com o meio ambiente, foi a primeira vez que eles participaram de uma oficina ambiental”.
A diretora do Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá, Maria de Lourdes Duarte, falou que essa ação de plantio de árvores foi pensando para beneficiar o cidadão que busca por atendimento na unidade do judiciário, especialmente aqueles que utilizam o transporte público.
“Ficamos muito felizes com este plantio realizado pelas crianças. Inclusive, essas mudas que foram plantadas são para beneficiar as pessoas que vêm aqui no Complexo de ônibus, descem na rua e precisam andar por toda essa rampa aqui, no sol quente, até o prédio. No próximo ano, essas árvores estarão grandes e realizando sombra, oferecendo um conforto”, declarou.
Informações: o Programa Verde Novo, do Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Poder Judiciário de Mato Grosso, tem a missão de conscientização ambiental e fomentar a importância das áreas verdes para as zonas urbanas, em razão de sua contribuição na melhoria da qualidade de vida (qualidade do ar, saúde, temperatura e paisagem urbana) para a população dos centros urbanos. Neste ano de 2024, a equipe trabalha com foco para realizar o plantio de 300 mil novas mudas, em cinco anos.
Os esforços têm como foco resgatar o título ‘Cuiabá Cidade Verde’, apelido carinhoso dado à capital mato-grossense pelas grandes extensões de áreas cobertas de vegetação, mas que foram sendo reduzidas com a expansão urbana.
Segundo dados do Programa Verde Novo, desde 2017, mais de 190 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram doadas para moradores ou plantadas em parques, praças e escolas de Cuiabá.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativos para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Foto 1: mostra três crianças com regador nas mãos, molhando mudas de árvores. Foto 2: alunos estão sentados na cadeira do auditório, assistindo à palestra ambiental. Foto 3: mostra uma criança agachada no gramado, segurando uma muda de árvore para ser plantada. Foto: Mostra a diretora do Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá. Ela é uma mulher branca, cabelos curtos, usa óculos de grau.
Carlos Celestino
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
DEIXE O SEU COMENTÁRIO