Poucos dias depois do lançamento do Threads , que chegou ao mercado na última quarta-feira (5), alguns recursos básicos que ainda faltam no aplicativo do Instagram criado para competir com o Twitter já se tornaram motivo de reclamação por parte dos usuários.
Em sua conta no Threads, Adam Mosseri, chefe do Instagram, já prometeu algumas mudanças. “O verdadeiro teste não é se podemos criar muito hype, mas se todos vocês encontraram valor suficiente no aplicativo para continuar usando-o ao longo do tempo. E faltam muitos itens básicos: pesquisa, hashtags, um feed só de pessoas que você segue, sincronização de gráficos, suporte ao fediverso, talvez mensagens”, admitiu ele. “Nós estamos trabalhando nisso. A equipe (incrível) está dando partida. Mas levará tempo”, completou.
Dos itens citados por Mosseri, o único que já existe no Threads é uma aba de pesquisa, mas ela ainda é pouco funcional. Por enquanto, só é possível procurar outras contas – diferentemente do Twitter , que permite buscas por termos, permitindo que os usuários encontrem diversas publicações sobre determinado assunto.
Além disso, a falta das hashtags também deixa o Threads atrás do Twitter e de outras plataformas, impedindo que os usuários consigam acessar tópicos.
Já o feed livre de algoritmos, mostrando apenas as publicações das pessoas que o usuário segue em ordem cronológica, foi uma cobrança realizada inclusive por Elon Musk, que criticou o concorrente do Twitter por não trazer esta opção.
Em sua conta no Threads, Mosseri rebateu o bilionário: “Se alguém estava perguntando, tanto o Instagram quanto o Facebook têm opções de feeds cronológicos, então sim, vamos trazer uma para o Threads também”.
Fediverso
Outra grande promessa da Meta para o Threads antes mesmo de seu lançamento é a integração ao fediverso, que permite que as pessoas sigam e interajam com outras em diferentes plataformas.
Isso significa, por exemplo, que um usuário do Threads poderá seguir outro do Mastodon, mesmo que cada um esteja usando uma rede social diferente.
“Estamos empenhados em criar suporte para o ActivityPub, o protocolo por trás do Mastodon, neste aplicativo. Não conseguimos finalizá-lo para o lançamento devido a uma série de complicações que acompanham uma rede descentralizada, mas está chegando”, afirmou Mosseri, em uma publicação no Threads.
“Se você está se perguntando por que isso importa, aqui está um motivo: você pode um dia acabar deixando o Threads ou, espero que não, acabe desplataformado. Se isso acontecer, você poderá levar seu público com você para outro servidor. Estar aberto pode permitir isso”, completou.
Exclusão de conta sem afetar o Instagram
Uma das principais críticas que o Threads recebeu dos usuários desde seu lançamento é a respeito da impossibilidade de excluir uma conta no Threads sem deletar o perfil do Instagram junto.
Sobre o tema, Mosseri explicou que “o Threads é alimentado pelo Instagram, então agora eles são apenas uma conta”. Apesar do motivo técnico, o chefe da rede social prometeu que a equipe está “procurando uma maneira de excluir sua conta do Threads separadamente”.
Fonte: Tecnologia
DEIXE O SEU COMENTÁRIO