Em 60 dias de funcionamento do canal criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), mais de 21 mil denúncias de telemarketing abusivo foram realizadas, correspondendo a uma média de 356 registros por dia.
A plataforma foi desenvolvida para atender às pessoas que se sentem incomodadas por ligações insistentes de empresas oferecendo produtos ou serviços sem a devida autorização para esse contato.
Do total de 21.396 denúncias, registradas até segunda-feira (19), 92% dos reclamantes afirmam não ter relação com a empresa, ou seja, não contrataram nenhum serviço. Além disso, mais de 99% das pessoas que fizeram reclamações alegam não terem permitido que a empresa denunciada fizesse o contato.
No acumulado de 20 de julho até 20 de setembro, as empresas que figuram no topo do ranking do canal de denúncias são: Claro, Oi, Tim, Vivo e Sky.
O canal é nacional, sendo Minas Gerais o estado com o maior número de denúncias – 7.968. Em seguida vêm os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com 4.821 e 1.454 denúncias, respectivamente. Em 4° e 5° lugar vêm o Rio Grande do Sul e o Paraná, ambos com pouco mais de mil reclamações cada um. O Distrito Federal aparece em 6° lugar, com 656.
É possível acompanhar a lista com as 10 empresas mais denunciadas na página inicial do site do Ministério da Justiça e Segurança Pública ou clicando aqui. A relação é atualizada semanalmente.
Atenda, identifique e denuncie
Para denunciar, o consumidor deve preencher o formulário eletrônico denuncia-telemarketing.mj.gov.br com a data e o número de origem da chamada com DDD (se houver), o nome do telemarketing ou qual empresa ele representa e se foi dada a permissão para oferta de produtos e serviços.
As denúncias serão investigadas pela Senacon/MJSP e encaminhadas aos Procons para análise e eventual abertura de processo administrativo pela prática abusiva.
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