A noite da próxima terça-feira (17) será de tempo firme e pouca nebulosidade em quase todas as regiões do Brasil, conforme previsão da Climatempo. As condições climáticas são favoráveis para a observação do eclipse lunar, que começa às 21h41min e se estende até a madrugada de quarta-feira (18). Apesar da projeção de tempo firme, a fumaça das queimadas em diversos Estados brasileiros e em países vizinhos pode ofuscar o fenômeno em algumas áreas, especialmente no centro-oeste e norte do país.
Condições astronômicas – como posicionamento da Terra, por exemplo – permitirão que o alinhamento entre Lua, Terra e Sol, nos dias 17 e 18 de setembro, seja visível na África, América do Sul, América do Norte e Europa. No período, com duração aproximada de quatro horas, parte da superfície lunar será encoberta pela sombra do nosso planeta. No Brasil, a fumaça das queimadas poderá atrapalhar a visualização do fenômeno.
Como será o céu do Brasil para ver o eclipse?
Projeção da Climatempo aponta “tempo firme” em boa parte do Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul, na terça-feira. Há possibilidade de chuva e nebulosidade, o que pode interferir na visualização do eclipse lunar, em áreas dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, resultado de uma frente fria que ingressou no território gaúcho pela Região Sul e avança em direção ao norte do país.
E…
DEIXE O SEU COMENTÁRIO