Com o objetivo de sensibilizar a população de Nova Mutum sobre os males causados pela dependência do tabaco, a Secretaria Municipal de Saúde iniciará na próxima semana, no dia 25, mais um grupo de apoio contra o tabagismo. Os interessados precisam procurar as unidades do Posto de Saúde da Família (PSF). A ação visa reduzir o número de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de tabaco.
“Estaremos iniciando mais um grupo para ajudar as pessoas que desejam abandonar o vício. As reuniões acontecerão uma vez por semana durante quatro semanas. Posteriormente, serão duas vezes a cada quinze dias, e com o avançar do tratamento, uma vez por ano. Várias estratégias e metodologias são utilizadas durante os encontros do grupo, norteadas por uma equipe multidisciplinar”, destacou a Dra. Andressa Fabrizio, coordenadora do programa em Nova Mutum.
Ainda segundo a coordenadora, o Programa foi retomado em novembro de 2021 e já atendeu cinco novos grupos de pessoas que buscaram ajuda para deixar o hábito de fumar.
No Brasil, 443 pessoas morrem a cada dia por causa do tabagismo. Mais de R$ 125 bilhões são os custos dos danos produzidos pelo cigarro no sistema de saúde e na economia e 161.853 mortes anuais poderiam ser evitadas.
A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO