A Prefeitura de Nova Mutum, por meio da Secretaria da Saúde, realizou muitos atendimentos de saúde no município, números resultantes de serviços prestados nas unidades básicas de saúde e no hospital Hilda Strenger Ribeiro. O número de atendimentos realizados num âmbito geral, no ano de 2022, chegou a mais de 350 mil atendimentos.
Uma das principais medidas adotadas pelas Secretaria de Saúde para ampliar o acesso da comunidade à rede pública de saúde foi a implementação dos atendimentos domiciliares. No ano passado foram 4.664 atendimentos de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos e enfermeiros em domicílio.
Em 2022, foram realizados 2.514 atendimentos domiciliares de fisioterapia e 595 de fonoaudiologia. A equipe de enfermagem realizou 528 atendimentos a domicílio e as visitas médicas totalizaram 344. Já o casos de acompanhamento com nutricionista somaram 236, e a assistente social atendeu 218 domicílios.
De janeiro a abril de 2023 já forma realizados 1.097 atendimentos a pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção. O serviço de fisioterapia fez 633 visitas, assistente social, 74, nutricionista, 68, fonoaudiólogo, 21, enfermeiro, 209, e profissional médico, 92 atendimentos.
“Implementamos os atendidos em casa para facilitar o acesso aos serviços de saúde, principalmente para pessoas com dificuldades de mobilidade ou que precisam de cuidados especiais. Além disso, os atendimentos também têm contribuído para a redução da demanda nos hospitais, uma vez que muitas consultas e exames podem ser realizados na casa dos pacientes”, destacou a Secretária de Saúde, Sônia Ávila.
Segundo a diretora da Secretaria de Saúde, Luciane Mayer, a administração Municipal tem investido em diversas estratégias para expandir o atendimento. Uma das iniciativas tem sido a capacitação de profissionais para atuarem em equipes multidisciplinares de atendimento domiciliar, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde.
Quando o paciente precisa ser visitado com menos frequência, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já os casos de maior complexidade são acompanhados pelas equipes multi profissionais de atenção domiciliar. Dessa forma, os atendimentos domiciliares promovidos pela Secretaria de Saúde têm sido fundamentais para garantir o cuidado e proteção da saúde dos pacientes que precisam.
OBRAS NA SAÚDE
A Gestão Municipal, diante do sucesso da iniciativa, busca ampliar esta rede de atendimento como uma opção eficiente de oferecer cuidados em saúde para a população. Em soma a esta iniciativa, o prefeito Leandro Félix e o vice Alcindo Uggeri autorizaram altos investimentos na saúde pública, a exemplo do novo Centro Integrado de Saúde Dr. João Batista, e da Central de Abastecimento Farmacêutico, que estão em construção.
O Centro é um complexo de saúde multidisciplinar que visa atender diversas especialidades clínicas, inclusive com temática preventiva, como a medicina de família. O objetivo principal é proporcionar maior comodidade e praticidade, centralizando diversas especialidades, atendimentos, pequenos procedimentos e exames.
Outra obra importante: a prefeitura inicia em breve a construção da Unidade Básica de Saúde no bairro Parque dos Ingás. A obra será edificada na Av. das Siriemas, região sudoeste da cidade, visando ampliar o atendimento básico em saúde aos munícipes residentes nesta localidade. Ainda para essa gestão está previsto mais um ESF, na Av. Brasil.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO