A Prefeitura de Nova Mutum não tem medido esforços para garantir e melhorar a saúde pública à população que mais precisa. O município tem investido recursos próprios e está empenhado em buscar recursos estaduais e federais para ampliar os atendimentos. A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum articulou com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), através do Escritório Regional de Saúde de Sinop, a viabilização do contrato com o Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro (HSR) para a realização de cirurgias de Alta Complexidade, que têm fila de espera no Estado.
O HSR passará a atender as seguintes especialidades: Cirurgia Vascular; Neurocirurgia; Ortopedia; Cirurgia Bariátrica; Cirurgia Cardíaca; Implante de Marcapasso; Angioplastias; Tratamento Clínico em Cardiologia; Cirurgia Geral Adulto; Cirurgia Oncológica; Cateterismo Cardíaco de Urgência e Emergência; Cateterismo Cardíaco Eletivo e Tomografia Computadorizada Eletiva. A parceria foi firmada no modelo de Dupla Gestão (Estado/Instituição) para a oferta desses procedimentos.
Com a desativação dos leitos específicos para Covid-19, o hospital agora conta com 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no total, sendo 20 leitos de UTI Adulto habilitados via Ministério da Saúde, 10 leitos de UTI pediátricos credenciados e 20 leitos de UTI credenciados para suporte às cirurgias de Alta Complexidade. Os 30 leitos credenciados estão no modelo de Dupla Gestão.
“Tomamos essa medida de propor uma gestão conjunta com a SES para evitar que pacientes fiquem em filas de espera por meses, aguardando por leitos em UTI. Com esta ação entre Estado, Município e iniciativa privada será possível reduzir essas filas e oferecer um atendimento mais eficiente para todos os pacientes de Nova Mutum e região” – afirmou o prefeito Leandro Félix
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Sônia Ávila, o modelo de gestão conjunta visa unir esforços para garantir que o atendimento seja de qualidade e os pacientes tenham suas demandas atendidas de forma rápida e eficaz. “Com a ampliação dos leitos de UTI será possível atender um maior número de pacientes que necessitam de procedimentos e cirurgias de Alta Complexidade e reduzir as filas de espera no Estado”, informa a secretária.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO