Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que o custo de vida em setembro ficou menor em quase todas as classes sociais, comparando com o mês anterior.
Ainda de acordo com o estudo, divulgado na última quinta-feira (13), o Brasil vive um momento de deflação onde o dinheiro passa a ter mais poder de compra.
A maior queda do custo de vida ocorreu para as famílias de renda média que tiveram tiveram uma deflação de -0,35%, mas famílias pobres também se beneficiaram do momento da economia.
No acumulado em 12 meses, até setembro, todas as classes de renda registraram desaceleração inflacionária, na comparação com o mês imediatamente anterior”, informa o Ipea, em nota.
“Em termos absolutos, a faixa de renda média-baixa aponta a menor inflação acumulada em 12 meses (6,9%) e a faixa de renda alta registra a maior taxa no período (8,0%)”m diz um trecho do estudo.
Alimentos mais baratos
Ainda segundo o estudo da Ipea as deflações dos grupos transportes, comunicação e alimentos e bebidas se constituíram nos principais pontos de alívio da inflação para todos os segmentos de renda pesquisados.
“No caso dos transportes, as quedas de 8,3% da gasolina e de 12,4% do etanol explicam grande parte do recuo dos preços em setembro”, informa.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO