Profissionais da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEAS) de Nova Mutum participaram, no dia 15 de abril, em Sinop, de uma capacitação com o tema “Autismo para Médicos, Conhecer para Diagnosticar”. O curso foi realizado na Faculdade de Tecnologia de Sinop (Fastech MT), tendo como facilitadores vários profissionais especialistas em tratamento e atendimento a pessoas com autismo.
O encontro visou capacitar profissionais, preparando-os para lidar com as demandas da população com diagnóstico de autismo e com relação à inclusão social. A Secretaria Municipal de Saúde participou da capacitação com oito profissionais: cinco médicos e três psicólogos. A SEAS também enviou seus profissionais.
“Esta foi um oportunidade única para os nossos profissionais se aperfeiçoarem. A iniciativa possibilita um acompanhamento da pessoa com autismo no SUS. O autismo é um transtorno singular, é individual. É importante as pessoas saberem como lidar com uma criança quando ela está em crise, como tirar uma criança da crise e até mesmo facilitar na socialização”, explica Leila Simoni Raimundi, coordenadora de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Neste encontro também foram abordados vários aspectos, como “Definição etiologia”, “Transtornos alimentares no autismo”, “Alteração na fala e linguagem”, “Transtorno no processo sensorial”, “Déficits motores e autismo” e “Quociente intelectual e autismo”.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO