A edição piloto da iniciativa será no dia 28 de novembro.
O encontro teve a participação de produtores familiares, representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), da Seaf e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), por meio do Serviço Social do Comércio (SescMT).
A construção da parceria será formalizada entre as partes via termo de cooperação técnica. A proposta é que a feira seja semelhante ao tradicional Bulixo, referência em cultura e gastronomia, realizado todas as quintas-feiras, no mesmo espaço.
O técnico da Empaer Geraldo Donizete Lucio explicou que a feira da agricultura familiar durante o Festival Internacional de Turismo do Pantanal – Fit Pantanal, serviu de referência. “Foi um sucesso de público e de venda. Fomos procurados pelo Sesc e nos colocamos à inteira disposição em ajudar”, afirmou.
Segundo Geraldo, a equipe da Empaer e Seaf serão responsáveis por identificar e mobilizar os produtores familiares.
“Nessa primeira reunião foram mobilizados agricultores, representantes de cooperativas, associações e comerciantes. Todos estão bem animados com a expectativa de comercializar seus produtos nos corredores do prédio histórico do Sesc Arsenal”, frisou.
Moradoras da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, Cecilia Maria Pinho Rodrigues, Maria Veronica Raldi e Jacira Correa Sarate produzem produtos à base de cumbaru, copaíba e jatobá. Elas se disseram animadas com a oportunidade de comercializar seus produtos no espaço.
“Faço biscoitos à base de cumbaru e é o maior sucesso nas feiras. Minhas amigas vendem óleo, sucos e cascas. Vender meus produtos no Sesc Arsenal é realizar um sonho. O espaço é muito bonito”, enfatizou Maria Veronica.
Na apresentação da proposta, o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, explicou aos participantes como será a logística da feira. “Todas as terças-feiras, das 17h às 21h, e, dependendo da quantidade de expositores, haverá um rodízio. Mesas para a exposição dos produtos e o que for necessário serão disponibilizados pelo Sesc”, destacou.
De acordo com Allan, também será dado apoio no material de divulgação, com a criação de uma marca própria, barracas serão personalizadas e aventais de identificação.
Ao final da reunião, ficou definido a criação de um grupo para o alinhamento das informações, perfil, entre outros fatores. Toda articulação e definições serão construídos em conjunto entre as entidades e os produtores.
Fonte: Governo MT – MT
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