Hoje é o último dia para negociar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 com desconto e parcelamento, conforme informações da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz).
O governo destaca que as parcelas são paralelas e consecutivas, sendo que apenas a data de vencimento da primeira parcela foi alterada para hoje, segunda-feira (12). As demais parcelas devem ser pagas até o final de cada mês. Portanto, a segunda parcela deve ser quitada até o dia 30 de junho, de acordo com a secretaria.
Após esses dados, o valor do IPVA será acrescido de juros e multas. Além disso, o contribuinte perderá os benefícios do parcelamento em oito vezes e dos descontos de até 15%.
De acordo com um levantamento realizado pela secretaria, 58% dos veículos já tiveram seu IPVA pago integralmente ou parcelado com o recolhimento da primeira parcela. Os demais ainda possuem o pagamento do imposto pendente, o que representa cerca de 42% da frota tributada neste ano, aproximadamente dois milhões de veículos.
O governo informa que os contribuintes que optarem por pagar o IPVA à vista terão um abatimento de 15% no valor. Já aqueles que escolhem o parcelamento podem dividir o tributo em oito vezes, também com percentuais até de desconto. Será concedida uma redução de 10% para pagamentos em duas parcelas e 5% para débitos parcelados em três vezes.
O valor mínimo por parcela não pode ser inferior a R$ 229,23, que é o valor da Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPF-MT) do mês de junho. Para que o parcelamento seja válido, é necessário formalizá-lo e pagar a primeira parcela até hoje, segunda-feira (12).
Para controlar o pagamento do tributo, é necessário acessar o sistema do IPVA, disponível no site da Secretaria da Fazenda, na seção IPVA 2023.
Além do sistema do IPVA, os contribuintes podem emitir um guia de pagamento pelo aplicativo MT Cidadão ou por meio da assistente virtual da Sefaz, chamada Iara, disponibilizada na página inicial do site da secretaria, no canto inferior direito.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO