Ibama faz Operação conjunta com PF no combate garimpos clandestinos e extração de madeira em terras indígenas

Foto: PF MT

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, está atuando, desde o começo do mês de junho no Norte de Mato Grosso com a operação contínua Onipresente, em repressão à extração ilegal de madeira e garimpos clandestinos em terras indígenas.

 

CURTA NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK – CLIQUE AQUI

Na madrugada dessa quarta-feira (22) foram interrompidas as atividades de 15 caminhões carregados com madeira da Terra Indígena Aripuanã, situada na região das aldeias Taquaral. Também foram inutilizados três tratores e três motos.

Segundo a Polícia Federal, na área que está recebendo a atuação da PF, com estradas que vão de Aripuanã até Rondônia, dentro da Terra indígena, há uma grande extensão de desmatamento.

A PF calcula que todos os dias saem dessa área de desmatamento pelo menos 10 caminhões carregados de toras de alto valor.

Além da ação dessa madrugada, que, para os policiais, equivaleu a 10 dias de trabalho, a Polícia Federal já havia inutilizado seis balsas, um caminho e três motos no Garimpo do Rio Roosevelt.

As equipes também inutilizaram seis motores e uma pá carregadeira em um garimpo na Terra Indígena Aripuanã, no ponto do Tamari. Esse local já foi alvo de operação em que o garimpo foi desmantelado e, agora, estava acontecendo uma tentativa de retorno da atividade garimpeira.

O mesmo local foi o alvo da Operação Ato Reflexo, que resultou na prisão de um servidor da Funai e de um cacique, que recebia 20% de todo ouro extraído da terra indígena.

Os policiais federais também têm fiscalizado as terras indígenas Kayabi, Kaiapó, Zoró e o Parque Nacional do Xingu.

A escolha dos locais de fiscalização é feita através de monitoramento via satélite no sistema Planet, que é capaz de detectar desmatamentos em áreas tão pequenas quanto um quintal de uma casa.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE BEM-INFORMADO (NOTÍCIAS, VAGA DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA) –CLIQUE AQUI

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

FONTE(Com informações da Assessoria)
Artigo anteriorArrecadação de tributos federais cresce 4,13% para R$ 165,3 bi em maio
Próximo artigoQuina de São João sorteará prêmio de R$ 200 milhões neste sábado