Nesta sexta-feira (1º), a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil de Mato Grosso deu início à Operação Retalia, com o objetivo de cumprir 10 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fazer parte da facção criminosa Comando Vermelho (CV) em Lucas do Rio Verde.
A operação foi desencadeada após investigações que revelaram tentativas de intimidação por parte de membros da facção contra forças de segurança pública na cidade. A GCCO identificou 10 indivíduos como suspeitos, levando à emissão das ordens judiciais pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop, especializada no combate ao crime organizado.
Os mandados estão sendo cumpridos em vários endereços na cidade, e também incluem medidas cautelares, como quebras de sigilo de dados e exigências para que os investigados compareçam mensalmente ao juízo ou à delegacia para justificar suas atividades e endereço. Além disso, foram determinadas restrições como recolhimento domiciliar noturno e monitoração eletrônica.
Durante a operação, dois homens foram detidos em flagrante por tráfico de drogas, e um simulacro de arma de fogo foi apreendido pelas autoridades. Entre os investigados, destaca-se uma mulher que é acusada de armazenar armas para a facção criminosa.
O nome “Retalia” foi escolhido por sua origem no latim, que significa revidar ou retaliar, simbolizando a resposta firme do Estado às ações criminosas do grupo sob investigação. A operação reforça o compromisso das autoridades em garantir a segurança da população e combater o crime organizado na região.
Leia mais
DEIXE O SEU COMENTÁRIO