Os adolescentes em cumprimento de medida no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá (Case), das unidades masculina e feminina, participaram nesta sexta-feira (12 de julho), das ações do 3° Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo Direito à Cultura”. A iniciativa, realizada de 12 a 17 de julho, integra o programa Fazendo Justiça, executado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil.
Em Mato Grosso, as ações de leitura, música e cultura, ferramentas de transformação no processo de ressocialização são realizadas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-MT), em parceria com Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP-MT) e demais parceiros do sistema de Justiça.
A jovem A.F.R.J, 17 anos, em cumprimento de medida socioeducativa no Case é um exemplo de transformação social por meio do ‘Caminhos Literários no Socioeducativo’. Segundo ela, antes de entrar na unidade, “eu não fazia nenhum tipo de leitura, mas com a realização deste projeto comecei a ler, isso melhorou o meu diálogo, pois antes era mais fechada”. Com quatro meses na unidade, a adolescente concluiu a leitura de 10 livros dos gêneros de romance, ficção científica e contos baseados na realidade, que fazem parte da lista dos seus preferidos.
A juíza do TJMT, Leilamar Rodrigues, coordenadora do eixo socioeducativo do GMF afirmou que o incentivo da leitura nas unidades alcançou níveis satisfatórios e transformador na vida dos adolescentes.
“A leitura tem entregado resultados que ultrapassam as nossas expectativas. A leitura gera uma mudança social na vida dos adolescentes que temos trabalhado aqui. Temos visto resultados excelentes, abertura da mentalidade de cada um deles, expectativas de vida que eles pretendem fora da unidade, com foco no trabalho. Então, a realização desta ação que estamos realizando é muito importante para esses adolescentes, para que todos eles sejam capacitados para ingressar no mercado de trabalho e saindo daqui ressocializados, sem reincidência no crime”, declarou a magistrada.
Durante o evento, também foi realizada uma atividade para garantir a todos o pleno exercício do direito cultural, acesso às fontes da cultura nacional, para apoiar e incentivar a valorização e difusão das manifestações através da cultura. Na unidade, o produtor artístico e músico, Henrique Maluf, promoveu uma animada roda de cantos, um momento descontração para todos os jovens que cantaram em uma só voz, músicas do repertório do sertanejo, além da cultura local, como rasqueado.
A secretária adjunta de Justiça da Sesp-MT, Lenice Silva dos Santos Barbosa, afirmou que os todos os jovens do sistema socioeducativo do Case, “possuem uma defasagem escolar muito grande, a maioria já parou de estudar.
Dentro desta realidade, a realização de projetos com foco na educação, para estimular o interesse pela leitura e cultura, como música, desperta o interesse no indivíduo”. Além disso, a secretária foi categórica e reconheceu que as ações do ‘3° Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo Direito à Cultura’, desperta e gera “entusiasmo de cada jovem no interesse pela leitura, falando e escrevendo melhor e sendo felizes. Estamos muito satisfeitos com os resultados deste trabalho realizado pela equipe do Tribunal”.
Com toda essa ação, o TJMT, por meio do GMF e parceiros seguem unidos no fomento e elaboração do desenvolvimento e a qualificação de políticas e projetos de cultura no sistema socioeducativo voltado para a ressocialização dos adolescentes em Mato Grosso.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: mostra uma jovem de costas, sentada em uma mesa, lendo um livro. Foto 2: mostra uma imagem com foco nas mãos de uma jovem que segura nas mãos um livro de capa vermelha. Foto 3: mostra a juíza concedendo entrevista ao repórter da TV Justiça. Ela é uma mulher branca, de cabelos curtos e olhos pretos. Foto 4: mostra uma adolescentes com violão nas mãos tocando para as demais jovens, elas estão sentadas à mesa.
Carlos Celestino | Imagens Maycon Xavier
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
DEIXE O SEU COMENTÁRIO