O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (02), um alerta amarelo para parte do Brasil para uma onda de calor que pode aumentar em até 5 graus as temperaturas. A cor amarela significa perigo potencial para as pessoas.
Em Nova Mutum/MT, a previsão aponta máximas de 39 graus. Na terça e na quarta, os termômetros devem chegar aos 39 graus.
O alerta vale pelo menos até a próxima quarta-feira (04). Veja ao fim da matéria as cidades afetadas.
Ainda conforme o Inmet, a partir das 13h de hoje passa a valer um alerta vermelho para baixa umidade. O alerta tem validade até as 17h. A cor vermelha aponta grande perigo para as pessoas.
A expectativa é que os índices fiquem abaixo de 12%. O ideal para a saúde humana é acima dos 60%. Para fins de comparação, no deserto do Saara, a umidade do ar costuma variar entre 14% e 20%.
A recomendação das autoridades é evitar atividades físicas ao ar livre, beber muita água ao longo do dia e dar preferência para alimentos leves.
Vejas as cidades de Mato Grosso afetadas pelos alertas:
ALERTA AMARELO PARA ONDA DE CALOR: Acorizal; Alta Floresta; Alto Araguaia; Alto Garças; Alto Paraguai; Alto Taquari; Apiacás; Araguainha; Araputanga; Arenápolis; Aripuanã; Barão de Melgaço; Barra do Bugres; Barra do Garças; Brasnorte; Cáceres; Campo Novo do Parecis; Campos de Júlio; Campo Verde; Castanheira; Chapada dos Guimarães; Colniza; Comodoro; Conquista D’Oeste; Cotriguaçu; Cuiabá; Curvelândia; Denise; Diamantino; Dom Aquino; Figueirópolis D’Oeste; General Carneiro; Glória D’Oest…
DEIXE O SEU COMENTÁRIO