No recém-divulgado ranking dos municípios com melhor desempenho nos serviços de assistência social, Nova Mutum superou importantes municípios do estado como é o caso de Sinop e Sorriso. O IDSUAS-MT é um instrumento criado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com o objetivo de fortalecer a funcionalidade e operacionalidade do Sistema em todo o Estado.
Nova Mutum alcançou a média de 0,534 em funcionalidade, 0,783 em operacionalidade, resultando numa média de 6,58 pontos.
Apesar de não estar entre os dez primeiros, a Secretária de Cidadania e Assistência Social, Aline Félix, reforçou o comprometimento e eficiência das políticas sociais implementadas pela administração municipal de Nova Mutum.
“Estamos cientes que a nossa equipe é referência para o Estado, nosso objetivo é melhorar cada vez mais os indicadores e a posição alcançada por Nova Mutum demonstra não apenas um bom gerenciamento dos recursos destinados à assistência social, mas também uma abordagem inclusiva e focada no desenvolvimento sustentável da comunidade”. Destaca.
Com uma abordagem proativa e voltada para as necessidades reais dos cidadãos, o município reafirma seu compromisso em ser um exemplo a ser seguido por outras localidades em busca de excelência na prestação de serviços sociais.
O IDSUAS-MT
É um instrumento criado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com o objetivo de fortalecer a funcionalidade e operacionalidade do Sistema em todo o Estado.
Para se chegar a um resultado, é utilizada uma metodologia de cálculo que analisa dois critérios:
Índice de Funcionalidade: avalia aspectos relacionados à gestão do SUAS e controle social, tais como aprovação da Lei do Suas na localidade, Plano Municipal de Assistência Social atualizado, proporção de municípios que alocam recursos próprios no Fundo Estadual de Assistência Social;
Índice de Operacionalidade:avalia o preparo e qualidade das ofertas do Suas nos municípios, como o desempenho dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), e os serviços de acolhimento no estado.
No item funcionalidade, Lucas do Rio Verde atingiu a nota 0,967. Em operacionalidade, 0,872. Pelo cálculo final, soma-se o índice funcionalidade + operacionalidade e divide-se por 2, obtendo a nota 0,919. De 0 a 10, o IDSUAS avaliou o município em 9,19.
Índice de Desenvolvimento do SUAS – MT
Média do estado de Mato Grosso – 6,14
DEIXE O SEU COMENTÁRIO