Três mandados contra abuso e exploração sexual de crianças são cumpridos em MT

Os mandados cumpridos em Mato Grosso tiveram alvos em Cuiabá, Sapezal e Aripuanã

oto: Ednilson Aguiar/O Livre

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, nesta quinta-feira (30), três mandados de busca e apreensão domiciliar em combate a crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.

CURTA NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK – CLIQUE AQUI

A ação faz parte da Operação Luz na Infância 9, articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Os mandados cumpridos em Mato Grosso tiveram alvos em Cuiabá, Sapezal e Aripuanã.

Segundo a Polícia Civil, em buscas no alvo de Aripuanã foram apreendidos diversos equipamentos utilizados para arquivamento de arquivos, como computadores, tabletes, pendrive e aparelhos celulares, que foram encaminhados para perícia.

Em Cuiabá, também foram apreendidos equipamentos de informática. Já em Sapezal, o alvo investigado não foi localizado, tendo se mudado do município.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Brasil e em mais seis países: Argentina, Estados Unidos, Costa Rica, Paraguai, Panamá e Equador.

Houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI).

Balanço das Operações

Em suas oito edições anteriores, realizadas entre 2017 e 2021, a ‘Luz na Infância’ já cumpriu mais de 1.600 mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 760 suspeitos de praticarem crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil e nos países participantes da ação.

Os resultados das operações anteriores foram os seguintes:

Luz na Infância 1: 20 de outubro de 2017. Foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Foram presas 108 pessoas.

Luz na Infância 2: 17 de maio de 2018. As Polícias Civis dos Estados cumpriram 579 mandados de busca, resultando na prisão de 251 pessoas.

Luz na Infância 3: 22 de novembro de 2018. Operação deflagrada no Brasil e na Argentina com o cumprimento de 110 mandados de busca, resultando na prisão de 46 pessoas.

Luz na Infância 4: 28 de março de 2019. Operação deflagrada em 26 estados e no Distrito Federal resultou no cumprimento de 266 mandados e 141 pessoas presas.

Luz na Infância 5: 04 de setembro de 2019. Operação deflagrada em 14 estados e no Distrito Federal, além dos Estados Unidos, Paraguai, Chile, Panamá, Equador e El Salvador. A ação resultou no cumprimento de 105 mandados e 51 pessoas presas.

Luz na Infância 6: 18 de fevereiro de 2020. Operação envolveu policiais civis de 12 estados, além dos Estados Unidos, Colômbia, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos no Brasil e nos quatro países 112 mandados de busca e apreensão.

Luz na Infância 7: 06 de novembro de 2020. Operação envolveu policiais civis de 12 estados, além dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos no Brasil e nos quatro países 136 mandados de busca e apreensão.

Luz na Infância 8: 09 de junho de 2021. Operação envolveu policiais civis de 18 estados, além dos Estados Unidos, Equador, Argentina, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos no Brasil e nos quatro países 176 mandados de busca e apreensão.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE BEM-INFORMADO (NOTÍCIAS, VAGA DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA) – CLIQUE AQUI

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

FONTE(Com Assessoria)
Artigo anteriorJovem faz comentário ofensivo contra policiais no Facebook e é chamada na delegacia
Próximo artigoResolução regulamenta telemedicina veterinária no país