Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos e concentra 30% da produção estimada para todo o país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao mês de agosto.
CURTA NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK – CLIQUE AQUI
De acordo com a pesquisa, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no mês de agosto, em todo país, deve totalizar 261,7 milhões de toneladas. A estimativa aponta um aumento de 3,3% em relação ao mesmo mês de 2021 e 0,7% abaixo do registro de julho.
Os números foram divulgados nesta quinta-feira (8) e indicam que a área de colheita deve ser de 73 milhões de hectares, ou seja, 6,5% maior do que o ano passado.
As produções
A soja, o milho e o arroz são os principais produtos e, somados, representam 91,5% da estimativa de grãos, em 87,1% da área a ser colhida no Brasil.
De acordo com o IBGE, a soja deve contabilizar a maior produção, com 118,8 milhões de toneladas, apesar de uma retração de 11,9%, em comparação ao mesmo período do ano passado. A redução, indica o levantamento do Instituto, é consequência da estiagem prolongada que atingiu a região Centro-Sul.
A estimativa quanto a produção do milho é de 109,9 milhões de toneladas, 25% a mais do que o contabilizado em 2021. O milho de 1ª safra deve produzir 25,8 milhões de toneladas e a 2ª safra, 84,1 milhões. Por conta desses números, o IBGE estima que um novo recorde deve ser atingido neste ano.
A produção do arroz foi estimada em 10,6 milhões de toneladas; a do trigo em 9,7 milhões de toneladas e a do algodão, em 6,7 milhões de toneladas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE BEM-INFORMADO (NOTÍCIAS, VAGA DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA) – CLIQUE AQUI
DEIXE O SEU COMENTÁRIO