Desde o início deste mês, compras internacionais de até US$ 50 passaram a ser taxadas em 20%. Com essa nova regra, golpistas enxergaram uma “oportunidade” de alcançar mais vítimas por meio de mensagens com links que solicitam o pagamento de taxas para liberação de compras. Os designs e palavras apresentados são semelhantes a sites oficiais, dificultando a verificação.
Recebimento de códigos de rastreio e alertas de taxação têm sido algumas das mensagens recebidas por meio de SMS, e-mail ou WhatsApp de pessoas que realizam compras on-line. Geralmente os textos trazem links que direcionam a sites com design e endereço eletrônico parecido com sites oficiais, como o dos Correios, mas que na realidade fazem parte de um golpe. São mostradas informações comunicando taxação e indicado um código pix ou outra forma de pagamento para que você possa “liberar sua encomenda” da alfândega. Caso você acredite nas informações e realize o pagamento, caiu no golpe.
Algumas das vítimas recebem as mensagens com informações e dados pessoais corretos, como nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou endereço, o que pode dificultar na hora de confirmar a verdade das informações.
Emanuelle Caroline Cândido, estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi vítima de uma tentativa desse golpe por meio de um SMS com seu nome, comunicando que sua encomenda seria entregue em 3 dias. Abaixo da mensagem havia um link para acompanhar a entrega. A jovem, que estava esperando uma encomenda, clicou no endereço e…
DEIXE O SEU COMENTÁRIO