Em uma partida repleta de emoções, o Flamengo conseguiu uma vitória suada sobre o Criciúma por 2 a 1, neste sábado (20.07), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo foi garantido por Gabigol, que converteu um pênalti aos 43 minutos do segundo tempo, em um lance raro e polêmico.
O jogo começou com o Flamengo encontrando dificuldades para criar oportunidades claras. A primeira chance veio aos 15 minutos, quando De La Cruz encontrou Ayrton Lucas pela esquerda, que cruzou para Pedro, mas o atacante chutou por cima do gol. O Criciúma, por sua vez, aproveitou uma falha defensiva do Flamengo aos 34 minutos. Após cobrança de falta de Trauco, Allano ajeitou para Rodrigo, que marcou no rebote de Rossi, abrindo o placar para o time catarinense.
O Flamengo, que contou com o retorno dos uruguaios De La Cruz e Arrascaeta após a Copa América, foi para o intervalo sob vaias da torcida, insatisfeita com a atuação apática e a insegurança defensiva da equipe.
No segundo tempo, o técnico Tite fez mudanças na equipe, colocando Léo Pereira e Viña em campo. Aos 14 minutos, o VAR recomendou a revisão de um lance em que Arrascaeta foi derrubado na área por Rodrigo. O árbitro Maguielson Lima Barbosa marcou pênalti, mas Pedro desperdiçou a cobrança, parando no goleiro Gustavo. No escanteio subsequente, Pulgar acertou o travessão, aumentando a frustração rubro-negra.
Aos 30 minutos, o Flamengo finalmente empatou. Arrascaeta fez um belo passe para Pedro, que chutou no canto, fazendo 1 a 1. Logo em seguida, Gabigol entrou no lugar de Gerson e, aos 37 minutos, teve uma chance, mas chutou por cima do gol.
O momento decisivo veio aos 39 minutos, quando Everton Cebolinha foi atrapalhado por Barreto, que chutou uma segunda bola em campo na direção da bola que estava em jogo. O árbitro marcou pênalti, e Gabigol não desperdiçou, deslocando Gustavo e garantindo a vitória por 2 a 1.
Com a vitória, o Flamengo se recupera no Brasileirão após dois tropeços, somando agora 34 pontos em 17 jogos e ocupando a segunda colocação, a dois pontos do líder Botafogo. O Criciúma, com 17 pontos em 16 jogos, está na 14ª posição.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Vitória, nesta quarta-feira, às 20h, no Barradão. O Criciúma, por sua vez, jogará contra o Fortaleza em um jogo atrasado, também na quarta-feira, às 19h, no Heriberto Hülse.
A vitória foi crucial para o Flamengo, que buscava retomar a confiança e a boa fase no campeonato. A atuação decisiva de Gabigol e a resiliência da equipe foram determinantes para o resultado positivo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2X1 CRICIÚMA
Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data: 20/07/2024
Horário: 16 h (de Brasília)
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Assistentes: Naílton Júnior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
Cartão amarelo: Rodrigo, Claudinho, Barreto, Eder, Fellipe Mateus e Arthur Caíke (Criciúma) e David Luiz, Viña, Gabigol e Everton Cebolinha (Flamengo)
Cartão vermelho: Allano (Criciúma)
Gols: Rodrigo, aos 34′ do 1ºT (Criciúma), Pedro, aos 30′ do 2ºT, e Gabigol, aos 43′ do 2ºT (Flamengo)
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Pereira) e Ayrton Lucas (Viña); Erick Pulgar (Luiz Araújo), De La Cruz, Gerson (Gabigol) e Arrascaeta; Everton Cebolinha e Pedro. Técnico: Tite.
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Jonathan), Rodrigo, Wilker Ángel e Trauco (Tobias Figueiredo); Barreto, Newton, Fellipe Mateus, Marcelo Hermes e Allano (Ronald); Arthur Caíke (Felipe Vizeu e depois Eder). Técnico: Cláudio Tencati.
Fonte: Esportes
DEIXE O SEU COMENTÁRIO