Uma operação realizada em parceria entre a Energisa e a Polícia Civil resultou na descoberta de um caso de furto de energia em um restaurante localizado em Sinop. O incidente foi registrado nesta semana, e o proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia do município.
Durante a investigação, constatou-se que os controles foram instalados dentro do medidor de energia, permitindo a manipulação da medição remota e experimentada em um consumo inferior ao real. Conforme previsto no artigo 155 do Código Penal, o furto de energia elétrica configura crime, sujeito a uma pena de até quatro anos de reclusão.
Estima-se que casos como esse causam um prejuízo mensal de aproximadamente R$ 120 mil em consumo de energia não pago. Essa prática ilegal afeta os investimentos futuros na rede elétrica, além de impactar as contas dos demais clientes do estado. Isso ocorre porque uma parte dos custos dos furtos é repassada aos consumidores honestos, gerando um desequilíbrio no sistema.
A Energisa Mato Grosso intensificou o trabalho de inspeções para combater furtos e fraudes de energia no Estado. Por isso é de extrema importância a comunidade denunciar a prática, que pode ser feita nos canais de atendimento da Energisa de forma anônima através do call center 0800 646 4196, das agências de atendimento, pela assistente virtual Gisa (opção 15) ou através do Site da Energisa.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO