Uma pesquisa realizada pela plataforma online Kantar revelou que o consumo de proteínas tem diminuído na mesa dos brasileiros, com exceção da carne de porco. No primeiro trimestre deste ano, a pesquisa, que entrevistou 3.800 pessoas, constatou uma queda de 9% no consumo de proteínas em geral, em comparação com uma queda de 6% no segmento de alimentos e bebidas de forma geral, devido à evolução.
“Ao observar o cenário inflacionário mais alto, notamos que o consumo de proteínas tem sido menor desde o ano passado”, afirmou Aurelia Vicente, diretora do Painel de Uso da Kantar, Divisão Worldpanel, em entrevista à Agência Brasil.
A participação da carne bovina no consumo de proteínas de 43,1% no primeiro trimestre de 2021 para 39% atualmente. Essa trajetória de queda já havia sido observada no mesmo período de 2022, quando o consumo caiu para 40,5%. Por outro lado, a carne suína teve um aumento de participação, passando de 4,6% entre janeiro e março de 2021 para 7,6% no mesmo período de 2022 e, neste ano, para 9,1%.
Aurelia Vicente destacou que até mesmo as proteínas mais baratas, como salsichas e linguiças, que se destacaram em 2022, perderam importância na mesa dos brasileiros em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O consumo de línguas caiu de 15,4% para 14,9%, e as salsichas sofreram de 4,8% para 3,8%. No curto prazo, o consumo de carne de aves também apresenta recuperação, com a participação subindo de 25,9% para 28,6% no primeiro trimestre de 2023, após um aumento de preços em 2022.
Em relação aos peixes e frutos do mar, eles sentiram estabilidade nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2022, com uma participação de 4,3%, embora tenham apresentado uma retração em relação a 2021 (6%).
Aurélia Vicente afirmou que, devido ao início da queda da vitória mais recente, já está sendo observada uma retomada no consumo de carne de frango, por exemplo. Ela explicou que isso se deve à necessidade de equilíbrio financeiro dos consumidores. As pessoas desejam continuar tendo alguma fonte de proteína em suas refeições e acabam optando por alimentos mais acessíveis. Proteínas mais baratas, como salsichas e linguiças, estão ocupando esse espaço, não apenas nas classes mais baixas, mas principalmente nelas, tornando-se a principal fonte de proteína. Dessa forma, estão conquistando o espaço que antes era dominado pelas carnes bovinas e de aves.
A diretora da Kantar afirmou que, no curto e médio prazo, o cenário dependerá do comportamento dos preços. Ela afirmou que,
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