A Secretaria de Educação de Nova Mutum, com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), realizou neste mês o Teste de Aceitabilidade (TA) da merenda escolar. A ação visa medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos alunos. O resultado foi apresentado na última quarta-feira (23) pela responsável técnica do Programa de Alimentação Escolar, Angelina Curbani Garcia, nutricionista da Prefeitura de Nova Mutum, que na ocasião apresentou o novo cardápio a ser incluso na rotina alimentar das crianças atendidas nas unidades escolares do município.
O novo cardápio, polenta com molho de carne de frango, com arroz e acompanhamento de salada do dia, teve aceitabilidade de 87,7%. Os alunos da Escola Caminhos do Saber participaram do teste, mediante votação com cartelas lúdicas. Essas cartelas são feitas com as expressões (carinhas) presentes no modelo de ficha de escala hedônica facial de forma individual.
Para a nutricionista, a aplicação do teste de aceitabilidade é muito importante para indicar a satisfação ou insatisfação quanto à alimentação oferecida aos escolares.
“Priorizamos a comida de verdade. Para isso utilizamos alimentos in natura vindos diretamente dos pequenos produtores locais. Uma política pública com responsabilidade fortalecendo a Agricultura Familiar do município”, enfatizou a nutricionista Angelina.
Ao avaliar o resultado do teste, a secretária de Educação, Elena Maria Maass, destacou que a alimentação adequada e saudável é prioridade nas escolas. “Conseguimos, desta forma, verificar o que está agradando o paladar das nossas crianças, evitando também possíveis desperdícios dos recursos públicos destinados para a aquisição de gêneros alimentícios”, afirmou.
A nova refeição será oferecida aos alunos da rede pública municipal no ano letivo de 2023, com exceção da faixa etária de zero a três anos, que frequentam as creches.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO