Cuidado com empréstimo para realizar sonho
João Victorino, especialista em finanças pessoais, orienta que o primeiro passo para planejar um sonho é avaliar quão necessário é o item que se deseja comprar. Por exemplo, se uma pessoa usa o carro para trabalhar e precisa de um modelo novo, ou se uma família precisa com urgência de uma reforma na casa, João afirma que é possível pegar crédito para alcançar esses objetivos. “Essas são o que a gente chama de dívida boa”, diz o especialista.
Mesmo para “dívidas boas”, João comenta que é necessário planejamento para pegar o crédito. Uma dica é pesquisar bastante, avaliando a taxa de juros em diversas instituições financeiras. Também é importante negociar com os bancos para conseguir taxas melhores.
Depois de fazer um empréstimo, é necessário manter o planejamento do orçamento familiar para conseguir realizar o pagamento das parcelas, sem se afundar nas dívidas.
Guardando antes, gastando depois
Já para gastos não essenciais, como viagens ou eletrônicos, por exemplo, o conselho é guardar o dinheiro primeiro e, só depois, gastá-lo. “Tomar crédito para consumo é bastante complicado”, afirma João.
Nesse caso, a dica é se planejar. Se a família pretende fazer uma viagem no final do ano, por exemplo, é necessário saber quanto ela vai custar para organizar quanto será guardado por mês. Assim, quando a viagem chegar, ela já estará quitada, sem que sobrem dívidas para depois.
“Vamos supor que a quantia que eu economizo por mês atualmente não é o suficiente para alcançar o valor da viagem. Então, vamos precisar de mais dinheiro. Como família, temos que pensar quais gastos vamos cortar para aumentar a sobra mensal e atingir o objetivo”, exemplifica João.
A educadora financeira Luciana Ikedo orienta que sejam estabelecidas metas de curto, médio e longo prazo para que os sonhos sejam realizados. “Quando estabelecemos metas, transformamos nossos sonhos em objetivos, e assim fica mais fácil alcançá-los. Quando somente sonhamos e não colocamos no papel, existe a chance desses sonhos nunca se tornarem realidade”, afirma.
Além de colocar tudo no papel, Luciana também aconselha que os juros compostos sejam usados a favor dos sonhos. Para isso, é possível aplicar uma quantidade mensal em investimentos de renda fixa datados para quando o sonho será realizado. “Quando temos a dimensão de qual o preço desses sonhos, podemos traçar uma estratégia”, diz a especialista.
Fonte: Economia
DEIXE O SEU COMENTÁRIO