Doze cidades em MT estão no ranking das cidades mais poluentes do brasil

Colniza, no extremo norte do estado, ocupa a nona posição na lista nacional, com emissão de 19,5 milhões de toneladas de CO2

(Foto: José Medeiros)

Doze cidades de Mato Grosso estão dentre as 100 no país que mais emitem gases que provocam o efeito estufa. Colniza (1.065 km de Cuiabá) ocupa a nona posição. 

Os dados são referentes a 2019, ano mais recente da coleta de informações pelo Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). 

Conforme o levantamento, 8 dos 10 municípios na parte de cima da tabela fazem parte da floresta amazônica – caso de Colniza, municípios que historicamente aparece dentre as cidades com índices mais altos de queimadas. Cinco estão no Pará. 

O SEEG aponta que Colniza emitiu em 2019 13,5 milhões de toneladas de gases poluentes, do carbono ao metano (CO2). Os municípios que lideram o ranking nacional são Altamira (PA), com emissão de 35,2 milhões de toneladas de CO2 e São Félix do Xingu (PA) 28,9 milhões de toneladas. 

Outros municípios de Mato Grosso na lista são: Juína, Juara, Brasnorte, Aripuanã, Apiacás, Alta Floresta, Paranaíta, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Bandeirantes, Marcelândia.  

 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE BEM-INFORMADO (NOTÍCIAS, VAGA DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA) – CLIQUE

CURTA NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK – CLIQUE AQUI

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

FONTEO livre
Artigo anteriorJovem de 23 é presa transportando 10 tabletes de maconha em MT
Próximo artigoAtenção produtores; Começa Hoje o Vazio Sanitário da Soja em MT