Uma pesquisa realizada pelo Pelando, rede social de compras que reúne milhares de promoções e cupons de descontos nos principais e-commerces do país, revelou que eletrônicos são os produtos mais desejados pelos brasileiros nesta Black Friday.
O período de promoções neste ano acontece no dia 25 de novembro.
O levantamento foi realizado com mais de 1,6 mil consumidores de todas as regiões do país, em setembro. Os dados mostram que 57,40% deles pretendem gastar mais do que na edição passada, que rendeu ao e-commerce brasileiro um faturamento de R$ 4,2 bilhões, conforme relatório da NielsenIQ Ebit.
“As expectativas de compra para esta Black Friday são maiores, pois os consumidores serão estimulados pela Copa do Mundo”, explica Guilherme Vieira, fundador do Pelando.
Quanto pretendem gastar?
O ticket médio de 21% dos participantes está entre R$ 1 mil e R$ 2 mil; 13% deles reservaram entre R$ 500 e R$ 1 mil; e 14% dos respondentes estão dispostos a gastar acima de R$ 2 mil nesta Black Friday.
O que vão comprar?
A categoria de eletrônicos é a mais desejada por 86% dos consumidores ouvidos, seguida por games e computadores (63%), itens de casa e cozinha (35%), supermercado (26%), moda (22%), saúde, beleza e viagens, com 16%, e serviços de assinatura e delivery, com 15%.
Lojas preferidas
Mais de 80% dos consumidores pretendem fazer as compras apenas no e-commerce, enquanto 19% vão comprar tanto em lojas online quanto em lojas físicas.
Dentre as lojas preferidas estão:
- Amazon (27%),
- Americanas (26%),
- Magalu (24%),
- Kabum (15%),
- Submarino (10%),
- Casa Bahia (9%) e
- Mercado Livre (8%).
Outro dado relevante é que 96% dos consumidores pesquisam sobre a reputação das lojas. 64% deles checam os comentários da marca no ReclameAqui, 26% consideram a boa avaliação da loja feita por usuários do Pelando e 5% compram por indicação de amigos.
Meios de pagamento
Parcelamento no cartão de crédito é a escolha de 74% dos consumidores, enquanto pagamentos no PIX devem ser feitos por 56% deles. Outros 45% pretende usar o crédito para comprar à vista, 16% pretende pagar no débito e 8% no dinheiro.
Para economizar nas compras, os entrevistados revelaram algumas estratégias: 81% utilizam cupom de desconto, 67% monitoram os preços com antecedência em comparadores de preço para verificar se a promoção é verdadeira, além de criar alertas de desejo para receber notificação das ofertas nas lojas (76%).
Fatores decisivos
A pesquisa mostrou que 73% dos brasileiros já sabem o que vão comprar na Black Friday, sendo que 67% deles já estão pesquisando.
Na hora de bater o martelo, os fatores mais considerados para a tomada de decisão são: preço (52%), frete grátis (25%), cupom de desconto (10%), confiança na loja e cashback (4%).
Em contrapartida, loja desconhecida ou mal avaliada faz com que 38% consumidores desistam da compra, seguido por valores altos do frete (35%), avaliações negativas de outros usuários do Pelando (15%), prazo de entrega muito longo e poucas condições de pagamento com 4%.
(Da Assessoria)
DEIXE O SEU COMENTÁRIO