O chefe de gabinete, Edinaldo Nogueira, confirmou através de telefone, à vinda do Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, em Nova Mutum, no próximo dia 1º de julho (sábado), às 11h da manhã.
O governador deve assinar a ordem de serviço que dará início à duplicação da BR-163, que liga Nova Mutum até o Posto Gil. O Prefeito Leandro Félix, juntamente com sua equipe de secretários deve receber o governador no mesmo local que foi assinada a ordem de serviço para a construção do viaduto.
A notícia da duplicação foi por meio do presidente do Conselho Administrativo da Concessionária Rota do Oeste.
“A duplicação deste trecho é muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado. Sabemos que a BR-163 já ceifou muitas vidas, e acredito que este é um passo positivo para nós que buscamos essa duplicação a muito tempo”, destacou Leandro Félix, Prefeito de Nova Mutum.
O primeiro trecho da duplicação tem 80 quilômetros e a previsão do estado é que pelo menos 30 quilômetros sejam entregues ainda este ano.
“Desde que assumi a Prefeitura de Nova Mutum, venho, junto com outros colegas prefeitos, cobrando providências do estado quanto a duplicação, é mais um passo positivo”, ressaltou Félix.
Rota do Oeste x MT PAR
A troca do controle acionário da concessionária Rota do Oeste, que passou para a MT PAR, empresa de capital misto no estado de Mato Grosso, ocorreu há cerca de um mês. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a medida já apresenta resultados visíveis na reestruturação da BR-163, por meio de ações de recuperação asfáltica e da reciclagem estrutural, incluindo a renovação da sinalização de segurança por toda a rodovia.
Na semana passada, uma equipe técnica esteve no local e, segundo a ANTT, pôde observar as melhorias que estavam sendo realizadas na rodovia que tem grande relevância para o escoamento da produção de grãos do país. De acordo com a agência, diversas frentes de obras já estão em operação em vários trechos da rodovia. Serão 442 km recuperados em até um ano.
A ANTT ressalta que, para minimizar os gargalos na região, o objetivo é que a concessionária entregue a duplicação de 36 km ainda este ano e 442 km até o final do projeto. Entre as melhorias previstas ainda estão a implantação de oito passarelas e cerca de seis estruturas do sistema de atendimento ao usuário.
R$ 1,6 BILHÃO
O investimento previsto no projeto é de R$ 1,6 bilhão e deve ser implementado em sete anos, e será aplicado também na construção de 26 quilômetros de vias marginais, na instalação de 450 câmeras de segurança CFTV e 850 quilômetros de fibra óptica. A ANTT informou que o cronograma da MT PAR está adiantado e a empresa espera entregar todas as obras o mais rápido possível.
No início de 2022, o Governo de Mato Grosso apresentou a proposta de assumir a rodovia, a fim de garantir a execução dos investimentos. A implementação da iniciativa teve início no mês de outubro, após aval da ANTT e do Tribunal de Contas da União (TCU). À época, a Agência e a Rota do Oeste assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), dando início ao processo.
A troca do controle acionário da concessionária envolveu a compra da concessão, pelo valor de R$ 1, e a quitação de parte das dívidas contraídas pela empresa, na ordem de R$ 920 milhões. Após negociação com bancos credores, o Governo de Mato Grosso acordou o pagamento de R$ 450 milhões.
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