O município de Nova Mutum, localizado no estado de Mato Grosso, tem demonstrado um cenário promissor em termos de geração de empregos e empreendedorismo, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de abril de 2023 e do Painel de Dados de Registro de Empresas do Governo Federal. No entanto, os números do comércio e serviços apontam uma queda no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo os dados do Caged, Nova Mutum registrou a abertura de 40 novos postos de trabalho com carteira assinada em abril de 2023, um aumento significativo em comparação com os 12 postos gerados no mesmo mês de 2022. O setor de serviços se destacou, criando 78 novas vagas. No entanto, o total de empregos gerados no município ainda apresenta uma queda em relação ao primeiro quadrimestre de 2022.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (Acenm), Lírio Cesar Vitalli, comentou sobre os dados de emprego, afirmando: “Embora tenhamos observado um aumento no número de postos de trabalho em Nova Mutum, é importante destacar que ainda enfrentamos um desafio em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, a criação de empregos no setor de serviços é um sinal positivo, indicando um potencial de crescimento contínuo.”
Abertura de empresas
Além dos dados de emprego, o município registrou um aumento na abertura de novas empresas em abril de 2023. De acordo com o Painel de Dados de Registro de Empresas, foram abertas 142 novas empresas, enquanto 40 encerraram suas atividades. Nova Mutum encerrou o mês de abril com um total de 7.015 CNPJs ativos, demonstrando o potencial empreendedor da região.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Mutum (CDL), Ronnie Cesar Sfredo, a abertura de novas empresas é uma ótima notícia para o desenvolvimento econômico do município. “No entanto, precisamos estar atentos aos desafios enfrentados pelo setor de comércio e serviços, que apresentou queda nas vendas em relação ao ano anterior”, ponderou.
Volume de vendas e inadimplência
Dados do SPC Brasil revelam uma queda de 17,24% no volume de vendas do comércio e serviços em Nova Mutum, comparando abril de 2023 com o mesmo período de 2022. Apesar dessa queda, a taxa de inadimplência na cidade se manteve estável, com uma leve redução de 0,86%.
O gerente executivo da Acenm/CDL, Rodrigo Rigoni, enfatizou que é preciso avaliar os fatores que contribuíram para a queda nas vendas do comércio e serviços. “A queda no volume de vendas é uma preocupação, mas é importante analisar os desafios enfrentados pelo setor, como a situação econômica do país, a concorrência acirrada e as mudanças nos hábitos de consumo. É fundamental que as empresas busquem estratégias para se adaptarem a essas mudanças e atraiam os consumidores”, avaliou Rigoni.
Apesar dos desafios presentes no setor de comércio e serviços, o crescimento na criação de empregos e na abertura de novas empresas em Nova Mutum demonstra um potencial de desenvolvimento econômico. O município tem se mostrado receptivo aos empreendedores e investimentos, o que contribui para a diversificação da economia local.
“Para impulsionar ainda mais o crescimento econômico de Nova Mutum, é necessário um trabalho conjunto entre os setores público e privado, com medidas que estimulem o empreendedorismo, a capacitação profissional e a atração de investimentos. Dessa forma, será possível fortalecer o comércio e serviços, gerando mais empregos e impulsionando a economia local”, disse Vitalli.
Sfredo acrescenta que, com as perspectivas positivas no mercado de trabalho e o potencial empreendedor de Nova Mutum, espera-se que o município supere os desafios enfrentados pelo setor de comércio e serviços, mantendo o crescimento sustentável nos próximos meses.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO