Segundo informações do Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (IBRAFE), o varejo enfrentou uma baixa demanda no primeiro final de semana de outubro, surpreendendo as expectativas de vendas. Um supermercado do interior de São Paulo relatou que, neste último fim de semana, as vendas de feijões premium ficaram 40% abaixo do esperado.
A rede, que conta com 15 lojas, está monitorando o comportamento dos consumidores ao longo da semana para entender melhor a situação. Normalmente, o primeiro fim de semana do mês é marcado por um aumento na procura, já que as pessoas costumam reabastecer suas despensas. No entanto, segundo o diretor da rede, será necessário observar as vendas nos próximos dias para fazer uma análise mais precisa.
Essa mudança no comportamento dos consumidores também afetou o mercado. Até a metade da semana anterior, as vendas estavam dentro do esperado e havia planos para recomprar produtos nesta semana. Porém, com a queda nas vendas, essas compras foram adiadas. Isso pode criar a impressão de que há muito feijão disponível no mercado, levando os corretores a ampliar suas ofertas e aumentar a competição entre os compradores.
Diante desse cenário, o setor está atento para saber se a baixa demanda continuará ou se haverá uma recuperação nas vendas nos próximos dias. Monitorar o comportamento dos consumidores e do mercado é crucial para evitar excesso de oferta e manter um equilíbrio entre a demanda e a disponibilidade dos produtos.
Leia mais
DEIXE O SEU COMENTÁRIO