Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM) revelou que o vírus da Covid-19, ao infectar o cérebro, afeta processos cerebrais semelhantes aos observados em distúrbios como esquizofrenia e doença de Alzheimer. Publicado na revista científica European Archives of Psychiatry and Clinical Neurosciences, o estudo analisou padrões de proteínas em cérebros de pessoas com esquizofrenia e vítimas da Covid-19.
Os pesquisadores descobriram uma assinatura cerebral proteica única para cada uma das doenças, permitindo a comparação dos impactos no cérebro. Surpreendentemente, foram encontradas semelhanças significativas nos efeitos moleculares e funcionais do cérebro entre a Covid-19 e a esquizofrenia, incluindo alterações nos processos de envelhecimento cerebral, obtenção de energia celular e comunicação orgânica.
Além disso, o estudo destacou um aumento no risco de comorbidades metabólicas, como diabetes e síndrome metabólica, associadas tanto à Covid-19 quanto à esquizofrenia. Essas condições afetam o processamento de carboidratos no corpo, podendo resultar em complicações graves, como ataques cardíacos e derrames.
Os resultados do estudo apontam para possíveis avanços no tratamento dessas doenças, sugerindo que a compreensão das semelhanças entre a Covid-19 e a esquizofrenia pode abrir caminho para novas terapias. Os pesquisadores acreditam que essa descoberta pode também auxiliar na abordagem de outras infecções virais que afetam o cérebro.
*Com informações Agência bori)
Leia mais
DEIXE O SEU COMENTÁRIO