Alunos da Rede Estadual de Ensino participam, de 06 a 08 de agosto, do Festival de Robótica Educacional, nas dependências do Sesi Escola e no estacionamento do Sesi Papa, na Morada do Ouro. Participam do evento 52 equipes das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
O evento é realizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT), a programação do evento será das 8h às 18h, gratuito e aberto ao público.
Nos dois dias de evento, as equipes precisarão mostrar suas habilidades em programar e criar estratégias para superar seus adversários.
O evento também irá exibir uma diversidade de práticas em robótica, abrangendo competições em modalidades como FIRST LEGO League Challenge, FIRST Tech Challenge e FIRST Robotics Competition, desafiando os participantes a demonstrar não só suas habilidades técnicas, mas também competências comportamentais e de trabalho em equipe.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Festival de Robótica Educacional em Cuiabá se estabelece como um evento imperdível, promovendo não apenas a competição saudável, mas também o desenvolvimento de habilidades indispensáveis na modernidade. “Será uma oportunidade extraordinária para estudantes, educadores e a comunidade vivenciarem a robótica de forma lúdica, educativa e inovadora”.
Além do mais, disse o secretário, será mais do que uma competição. “Uma verdadeira celebração da capacidade criativa e técnica de jovens estudantes, marcando a cidade como um epicentro de conhecimento e desenvolvimento tecnológico. Será uma vivência única no mundo da robótica, fomentando um aprendizado ativo e participativo”.
Mais atrações
Já nos dias 7 e 8, o Sesi MT com apoio de seus parceiros, dará continuidade ao evento com o Festival Nacional Sesi de Robótica OFF Season – Mato Grosso. Além das competições de robótica, um dos destaques do Sesi será a demonstração F1 in Schools.
Este programa propõe a criação e design de um carro de corrida em miniatura, simulando os desafios enfrentados por uma escuderia de Fórmula 1, desde o projeto até a busca por patrocínios e responsabilidade social.
O presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, reitera a visão de que o festival vai além da competição. Para ele, é um investimento essencial no desenvolvimento social, técnico e profissional dos jovens. “O evento é um pilar para o preparo da futura geração de inovadores, fundamental para o progresso da indústria não apenas em Mato Grosso, mas no País”.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO